NOTÍCIAS

05-MAR-2021

16 DE MARÇO, DIA DO OUVIDOR

OUVIDOR, O AGENTE DE MUDANÇA NA DEFESA DOS DIREITOS DO CLIENTE/CIDADÃO, USUÁRIOS DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

05 DE MARÇO DE 2021

DIA DO OUVIDOR

Fruto da evolução no atendimento ao consumidor surgiram instrumentos legais para a defesa do cidadão nas diversas instâncias. Organizações se formaram com o intuito de representar, na esfera pública e privada, as demandas oriundas do cidadão inconformado. Neste contexto, no dia 16 de março de 1995, foi fundada a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO Nacional), com o objetivo de estimular e promover o congraçamento e o relacionamento entre todos aqueles que exerçam a função de Ouvidor/Ombudsman no Brasil, como também os que atuam em atividades de defesa da cidadania, do consumidor e do meio ambiente. Dezessete anos depois, o dia 16 de março foi oficializado como o Dia Nacional do Ouvidor, por meio da Lei Federal nº 12.632/2012. Já no ano 2003, com a fundação da Seccional Santa Catarina da Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman (ABO-SC), o Estado passou a ter voz ativa, reunindo lideranças focadas na representatividade, na prestação de serviços e buscando iniciativas como a capacitação de Ouvidores, e, mais tarde, incluindo a sua certificação. Para alcançar esses objetivos encontrou uma parceria, a OMD Soluções para Ouvidorias, que não só organiza os cursos de capacitação e certificação, como também fornece ferramentas para que as Ouvidorias se transformem em verdadeiras ferramentas de gestão, como foco na melhoria de processos, produtos e serviços. Esta parceria é responsável pela formação de milhares de ouvidores em todo o Brasil.

A propósito desta data tão especial, destacamos um dos conteúdos do Curso de Capacitação e Certificação em Ouvidoria, promovido pela ABO-SC e OMD, que trata dos atributos que devem estar presentes no exercício diário de um Ouvidor. O professor Silvio Luzardo tem destacado alguns atributos como essenciais, na opinião dos próprios Ouvidores:

1. Tolerância

2. Sintonia

3. Saber Ouvir

4. Boa Vizinhança

5. Legitimidade

Assim, concluímos que o Ouvidor se apresenta diante de grandes desafios para estabelecer um ponto de acordo entre as instituições e seus usuários. O papel do Ouvidor requer atenta e contínua qualidade no atendimento e atenção direta aos anseios de cidadãos e consumidores, cada vez mais exigentes e bem informados.

O caminho é longo, mas repleto de desafios enriquecedores ! …

Fonte ( http://www.abo-sc.org.br/16-de-marco-dia-do-ouvidor-2/ )

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Cultura Há 117 dia(s)

Prefeitura de Cacimba de Dentro Realiza Oitiva Sobre Recursos da Política Nacional Aldir Blanc

A Prefeitura de Cacimba de Dentro, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultur [...]

#Cultura Há 139 dia(s)

II Concurso de Quadrilhas em Cacimba de Dentro: Um Arraiá de Emoções e Tradições

No próximo dia 20 de junho, às 18h, o Pavilhão do Forró na Praça Perilo de Oliveira será [...]

#cacimbadedentro Há 265 dia(s)

Carnaval com dinheiro na conta, é uma grande Folia!

Informamos com prazer a todos os servidores efetivos, contratados e comissionados que o pa [...]

#cacimbadedentro Há 280 dia(s)

Inauguração das ruas asfaltadas, com a equipe Força & Ação!

No próximo dia 27, às 20h, na Rua Yoyô Moreira, vamos inaugurar as diversas ruas asfaltada [...]

#cacimbadedentro Há 282 dia(s)

Matrículas Abertas 2024!

?? **Aviso Importante para Pais e Responsáveis!**As inscrições para as matrículas na Rede [...]

#cacimbadedentro Há 291 dia(s)

LUTO OFICIAL!

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Cacimba de Dentro comunica o faleciment [...]

#cacimbadedentro Há 309 dia(s)

Reveillón em Cacimba de Dentro!

Estamos na contagem regressiva para chegada do ano vindouro. Nossa cidade se vestiu de luz [...]

#cacimbadedentro Há 312 dia(s)

13º Salário está na Conta!

É com grande satisfação que comunicamos a todos os servidores efetivos que a segunda parce [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito